ARQUITETURA .





ESCOLA INFANTIL
2017
USO: Berçário e Jardim de Infância
LOCAL: Campo Limpo - São Paulo
GRUPO: Bianca Tomé, Pedro Villas- Bôas, Vitor Amorim e José Baraúna
CONCEITO: O partido arquitetônico foi a criação de blocos flexíveis que não se apoiam diretamente no solo e criam um diálogo com a paisagem sem agredir a vegetação existente. Para isso ser possível, como estrutura principal, utilizamos treliças longitudinais e transversal de quatro metros de altura que criam uma espécie de gaiola, com grandes vãos, para a implantação dos blocos de atividades. Assim, foram criados quatro níveis destes blocos, sendo o primeiro para as atividades do berçário, pátios, serviço e administração, o segundo e terceiro para o jardim de infância e o último destinado a uma área de apropriação da população que possibilita a realização de diversas atividades.
PROJETO FINALISTA DO CONCURSO CBCA - 2017
REFORMAS E INTERIORES
2017




USO: Diversos
GRUPO: Arquiteta Vanessa Gasparine e Bianca Tomé.
CONCEITO: Projetos de reforma e design de interiores para ambientes de convivência da Fundação Padre Anchieta, Tv Cultura.




































CENTRO CULTURAL DOS DIREITOS
2016
USO: Centro Cultural
LOCAL: Sé - Centro histórico de São Paulo
CONCEITO: O objetivo do projeto é a restauração do antigo edifício das classes laboriosas e um anexo contemporâneo que criasse um uso cultural para a região levando em conta a história do prédio tombado. O projeto do centro cultura vem com a ideia do “direito”. Não os direitos trabalhistas historicamente conhecidos pelo edifício, mas sim os direitos humanos assim como também a liberdade de expressão, artística e cultura.
PRAÇA E BIBLIOTECA
2016
USO: Praça pública e biblioteca
LOCAL: Vila Mariana - São Paulo
CONCEITO: O principal objetivo desse projeto era a requalicação da praça pública presente na Vila Mariana. Nela foram criados diversos usos que dessem vida a região, e fizessem com que as pessoas utilizassem o local para o convívio. Para a biblioteca, foi criado um projeto ambicioso, no qual a principal ideia era de que cada andar fosse solto do outro, por isso foram criadas lajes inclinadas que davam essa impressão.
AGÊNCIA DE PUBLICIDADE
2015
USO: Agência de publicidade
LOCAL: Vila Madalena - São Paulo
CONCEITO: O projeto surgiu a partir de uma estrutura já existente no terreno. Na reforma este edifício foi expandido para atender de forma correta o programa necessário. Utilizando o conceito de contemporaneidade, foram pensados painéis de madeira com a ideia de dobradura, auxiliando no conforto térmico dos ambientes internos e dando uma plasticidade criativa para o projeto. No paisagismo foi utilizado o conceito de patamares em níveis diferentes, já que o terreno natural possuía uma topografia muito acentuada. Também foi realizado o projeto de interiores e iluminação.
FACULDADE DE ARQ
2015
USO: Faculdade de Arquitetura
LOCAL: Vila Mariana - São Paulo
CONCEITO: As formas triangulares das áreas de convivência surgiram das diagonais que os edifícios vizinhos faziam no terreno utilizado para o projeto. Quando foi iniciado o estudo da volumetria, foi levado em conta essas áreas previamente projetadas, o formato do terreno e em algumas partes, o desenho das curvas de nível. O ajuste final de desenho foi feito com a ideia do “tangran”, um quebra-cabeça que possui peças triangulares, onde pode-se montar várias formas. A planta foi dividida de forma que os ambientes mais livres ficassem nas pontas mais anguladas e o núcleo rígido ficasse ao centro na divisa dos triângulos. A faculdade é totalmente acessível seguindo a NBR 9050.
EDIFÍCIO HIS
2014
USO: Edifício habitacional de interesse social
LOCAL: Barra Funda - São Paulo
CONCEITO: O prédio implantado segue o entorno já existente, assim como o paisagismo aplicado no térreo. Na parte frontal forma-se um pátio que possibilita uma área de encontro e permanência, em geral faz um convite a entrada, como também é uma região de transição entre o público e privado.
EDIFÍCIO RESIDENCIAL
2014
USO: Edifício Residencial
LOCAL: Tabatinguera, Sé - São Paulo
CONCEITO: Buscando uma plasticidade contemporânea, moderna e diferenciada em um prédio residencial, o edifício foi pensado em forma de leque para a melhor insolação de todos os apartamentos e a melhor vista dos dois parques próximos. As unidades possuem planta livre e os fechamentos são por placas tipo porta camarão.
GALERIA DE ARTE
2013
USO: Galeria de arte
LOCAL: Pinheiros, São Paulo
CONCEITO: A ideia principal do edifício era a integração de três blocos com passarelas internas/externas e utilizar o paisagismo também como conexão.
CENTRO ESTUDANTIL
2013
USO: Centro estudantil
LOCAL: Vila Mariana - São Paulo
CONCEITO: O edifício precisava ser interessante para todos os alunos que o utilizariam, por isso a fachada principal tem forma orgânica que conduz à entrada e funciona como um convite. O complexo abriga uma livraria, centro acadêmico, atlética, espaços multiusos e áreas de convívio. O paisagismo segue a forma do edifício, o que reforça ainda mais a ideia principal. Na fachada noroeste o edifício possui brises de vidro que auxiliam no conforto térmico do edifício..
DESERTO DO ATACAMA
2013
USO: Abrigo
LOCAL: Deserto do Atacama
CONCEITO: O edifício foi pensado a partir da estrutura escolhida, o wood frame. Possui dois pavimentos, um como área coberta e o outro como mirante. A plasticidade utilizada foi a da forma espiral com aberturas sem vidro, levando como inspiração as edificações habituais e tradicionais do local que são de formas circulares.